Catarata, glaucoma e inflamação em cães e gatos

0 153

Médico veterinário explica que os olhos dos animais são sensíveis e podem apresentar doenças oftalmológicas.

Você sabia que cães e gatos também sofrem com doenças oculares, assim como os humanos? Catarata, glaucoma e inflamação nos olhos são os problemas mais comuns, por isso merecem cuidados e atenção.

De acordo com o médico veterinário e diretor geral do Grupo Vet Popular, Luiz Cesar Di Carlo Moretti, os olhos dos animais são sensíveis e podem apresentar alguma doença oftalmológica sendo importante ficar atento aos sinais dos pets como piscar muito os olhos, não conseguir abri-los, manchas, vermelhidão, mudança de cor, tamanho ou formato, pupilas de tamanhos diferentes, lacrimejarem em excesso, cegueira noturna ou diurna, andar esbarrando nos móveis ou tropeçando, secreção, intolerância a ambientes claros e pálpebras muito vermelhas ou irritadas. “Ao identificar algum desses sintomas é de extrema importância levar o bichinho de estimação a um oftalmologista veterinário, pois só um especialista conseguirá avaliar, detectar o problema e iniciar o tratamento adequado”, reforça.

Moretti explica que existem vários tipos de inflamações e doenças oculares. A catarata é uma delas e pode ser notada através de mancha branca que se forma nos olhos, podendo atingir cães de diferentes idades e raças. Existe também o glaucoma em cachorros, que se não tratado corretamente pode levar a cegueira. “Quando um cão apresenta glaucoma, os olhos ficam turvos, esbranquiçados e as pupilas dilatadas. Além de ser muito doloroso, há aumento da pressão intraocular deixando o olho maior”, esclarece o veterinário.

As conjuntivites também são muito comuns e percebe-se vermelhidão e inchaço em volta dos olhos, principalmente quando ocorre em gatos. Entre os problemas oftalmológicos, Moretti lembra ainda da úlcera de córnea, que são extremamente dolorosas e pode ser notada através da opacificação corneal e olhos esbranquiçados, além das doenças das pálpebras e cílios que causam irritação e bastante dor. “Essas patologias podem acontecer em qualquer idade ou raça, por isso as visitas regulares ao veterinário são fundamentais para garantir a boa saúde do animal de estimação”, enfatiza.

Sobre o Grupo Vet Popular
O Grupo Vet Popular iniciou suas atividades em 2008 com sua primeira unidade do Hospital Veterinário Vet Popular na Av. Conselheiro Carrão. Esta unidade é a primeira na característica de hospital 24h a preços populares da zona leste de São Paulo. Após seis anos o Grupo inaugurou, ao lado do primeiro hospital, um Centro de Diagnósticos para exames gerais em pets. Em 2015, com a abertura da segunda unidade do hospital na zona norte, o grupo passou a expandir suas ações para outras regiões da cidade.

Com serviços de internação, cirurgia 24h, consultas de especialidades, raio-x digital, ultrassom, centro de imunização e laboratório, o espaço se destaca pela quantidade de clientes e atendimento diferenciado ao longo dos anos. A empresa também promove importantes campanhas de castração, além de cuidados com a estética do animal com banho e tosa, remoção de tártaro e serviços diferenciados como o de táxi-dog, por exemplo.

Reportagem: Assessoria. Foto: Divulgação.

Comentários
Carregando...