Vila Formosa ganhou seu 1º self-service na década de 90

0 36
O tradicional restaurante The Gust oferece comida caseira rápida e com qualidade

Hoje em dia, não é novidade para ninguém que a vida urbana é cada vez mais agitada e cheia de compromissos. No decorrer da rotina insana dos grandes centros urbanos como São Paulo, diversas opções surgiram para quem precisa almoçar fora de casa.

O popular restaurante por quilo começou a ganhar espaço em meados de 1980. Esse surgimento foi possível após o crescimento das redes de fast-food pelo mundo. O cotidiano moderno passou a exigir cada vez mais agilidade e rapidez em virtude da escassez de tempo.

Em 1990, o fenômeno do self-service chegava à Vila Formosa. Instalado em uma casa na rua Cristóvão Girão, o recém aposentado José Passeri inaugurou o primeiro restaurante por quilo da região. “Se desse certo, a gente ampliava. Se não desse, fechava. Hoje já são 27 para 28 anos de trabalho e dedicação.”, relembra Passeri.

Para o proprietário do restaurante, a tradição se mantém quando o estabelecimento leva ao pé da letra o conceito de comida caseira. Quando se alia refeição pronta, variada, bem feita, um ambiente agradável com preço justo e acessível, a fidelização é certa.

Qualidade e premiações

A qualidade também é um fator crucial para o sucesso do estabelecimento. Diariamente, um relatório para controle do manejo das refeições servidas é realizado. Além disso, uma nutricionista supervisiona e controla a elaboração de cardápio.

O The Gust ainda investe em refeições variadas. O consumidor tem a opção de escolher o prato que mais o agrada entre saladas, massas e carnes oferecidas no buffet. “Todos os dias nós temos um peixe, um suíno, um bovino, uma ave, massa e strogonoff, seja ele carne ou frango. No decorrer da semana, as carnes são preparadas com receitas diversificadas, para não cair na mesmice.”, conta José.

Por dois anos consecutivos, 2013 e 2014, o The Gust foi vencedor, na categoria São Paulo, da competição Melhores Quilos do Brasil, promovido pela Unilever. Em 2013, o prato campeão foi o Salmão ao molho de alcaparras. Já em 2014, a iguaria foi a Feijoada de frutos do mar. “Os dois pratos campeões do concurso ainda fazem parte do cardápio. Não tiramos mais porque as pessoas ainda procuram.”, relata o proprietário.

Além de espaçoso – em sua capacidade máxima, o restaurante comporta 100 pessoas –, o The Gust é acessível a cadeirantes. O estabelecimento é equipado com rampas, corredores largos e banheiro adaptado.

O The Gust Comida Caseira está localizado na Rua Cristóvão Girão, 142 e funciona de segunda à sábado, das 11 às 15 horas.

Reportagem: Barbara Novaes. Foto: Julio Gomes.

Comentários
Carregando...