Espaço de Leitura Bibliotech disponibiliza livros indicados para o vestibular para a leitura de deficientes visuais

171
O acervo da Bibliotech já conta com mais de 600 obras

A Unibes Cultural, centro que atua como hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo, em uma ação pioneira, inaugurou em março de 2018 o Espaço de Leitura Bibliotech, onde permite que todo deficiente visual tenha acesso a qualquer obra impressa do acervo deste espaço, incluindo diversos títulos que estão entre os indicados para os vestibulares da Fuvest e da Unicamp. A biblioteca 100% acessível é equipada com a OrCam MyEye, inovação tecnológica vestível mais avançada do mundo, criada pelo israelense Ziv Aviram.

Entre os livros indicados para os vestibulares estão:

  • Iracema – José de Alencar (Fuvest)
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis (Fuvest)
  • A relíquia ‐ Eça de Queirós (Fuvest)
  • O cortiço – Aluísio Azevedo (Fuvest)
  • Vidas Secas – Graciliano Ramos (Fuvest)
  • Sagarana ‐ João Guimarães Rosa (Fuvest)
  • Sonetos – Luís de Camões (Unicamp)
  • Amor (do Livro Laços de Família) – Clarice Lispector (Unicamp)
Tecnologia OrCam MyEye

O acervo da Bibliotech já conta com mais de 600 obras e cresce a cada dia. Pessoas com qualquer tipo de deficiência visual pode fazer uso do equipamento, já que ele é um dispositivo vestível intuitivo montado na armação de um óculos e com uma câmera projetada. O equipamento fotografa, escaneia e transforma textos e números em áudio com um simples apontar de dedo.

O usuário consegue “ler” em qualquer plataforma: livros, revistas, jornais, placas de sinalização, cardápios, telas de smartphones e computadores de maneira totalmente offline e, sem a necessidade de nenhum outro suporte ou ajuda externa, o texto capturado pelo aparelho é lido imediatamente.  Após o reconhecimento, o dispositivo retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário por meio de um fone de ouvido pessoal.

As pessoas interessadas também podem levar seus próprios livros para estudar ou se entreter no espaço de leitura. A Unibes Cultural recebe mestrandos que procuram a Bibliotech para realizar a pesquisa do seu projeto. O local funciona de segunda a sábado, das 10h às 17h.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Comentários
Carregando...