13 filmes para estudar para o vestibular

32
Confira seleção elaborada pelo professor de História do Curso Poliedro, Rodolfo Neves

Não somente do conteúdo das aulas, apostilas e anotações deve ser composto o repertório cultural e a bagagem de conhecimento do estudante que vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os principais vestibulares do País. De acordo com o professor de História do Curso Poliedro, Rodolfo Neves, filmes também são fundamentais para a assimilação de fatos históricos e podem ser um complemento a outros materiais de estudos.

Segundo ele, os longas-metragens auxiliam o candidato a abordar o teor histórico a partir de uma linguagem audiovisual. “As gerações mais jovens se adequam melhor à narrativa construída a partir de enredos e dramatizações audiovisuais”, afirma o professor do Poliedro.

Por isso, Neves fez uma seleção de filmes especialmente para ajudar os candidatos a uma vaga nas mais concorridas faculdades do Brasil a estudarem de forma descontraída, por meio de títulos que retratam momentos históricos relevantes. Prepare a pipoca e confira:

Gandhi (1982): 

Cinebiografia de Mahatma Gandhi e sua luta pela independência da Índia. Um belo filme sobre o recesso de descolonização afro-asiática.

Mandela (2013): 

Cinebiografia de Nelson Mandela. Aborda toda a trajetória do líder sul-africano em sua luta pelo fim do Apartheid.

Cruzada (2005): 

No contexto do final da Segunda Cruzada, o filme aborda questões sobre o fanatismo religioso e a intolerância na Idade Média.

Five came back (2017): 

História de cinco lendas do cinema que se alistaram para documentar a Segunda Guerra Mundial.

Histórias cruzadas (2011): 

Aborda a questão racial no sul dos Estados Unidos na década de 1960.

Tempo de glória (1989): 

Relata a história de um destacamento de soldados negros que lutou na Guerra Civil dos EUA.

Apocalipse now (1979): 

Aborda o impacto psicológico da Guerra do Vietnã nos soldados.

Nascido em 4 de julho (1990): 

Relata o regresso aos EUA de um jovem soldado que se torna paraplégico devido a um ferimento durante a Guerra do Vietnã. O filme aborda a luta do protagonista contra os preconceitos existentes na sociedade estadunidense em relação aos portadores de necessidades especiais, bem como seu engajamento no movimento pacifista.

O que é isso, companheiro? (1997): 

Relata o episódio do sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick durante o regime civil-militar brasileiro.

Olga (2004): 

Cinebiografia de Olga Benário no contexto da Era Vargas, da formação do PCB e da Segunda Guerra Mundial.

Lincoln (2012): 

Apesar de criar uma imagem idealizada de Abraham Lincoln, o filme recria a tensão política enfrentada pelo presidente dos EUA durante a Guerra Civil, com destaque para a questão da abolição da escravidão.

A outra história americana (1999): 

Filme polêmico, relata a questão racial nos EUA a partir da jornada de um jovem dentro do movimento neonazista (o filme contém fortes cenas de violência).

Guerra de Canudos (1997): 

Produção brasileira sobre o conflito em Canudos.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Comentários
Carregando...