Projeto leva ópera de Mozart para escolas públicas de São Paulo

57
Com apresentações gratuitas até 1 de setembro, projeto “Ópera na Escola” chega a sua sétima edição

Disseminar a música clássica para comunidades que não têm acesso a esse gênero musical é a proposta do Projeto Ópera na Escola, que estreou no dia 4 de agosto, na capital, na EMEF Coronel Ary Gomes.

O projeto traz em sua sétima edição a ópera Bastião e Bastiana, adaptação da famosa obra de Wolfgang Amadeus Mozart. O espetáculo conta a história da pastora Bastiana, que chora a perda de Bastião. O jovem nega seu amor em nome de uma rica dama do castelo.

“Quem nunca se perguntou se é verdade que dinheiro não compra felicidade? Dividido entre o amor da sua pastora Bastiana e os tesouros da bela dama, Bastião nos convida a pensar: qual o valor que o amor tem em nossas vidas? Qual a importância que damos a fidelidade dentro de uma relação? Através de uma mistura de delicadeza e humor, de inocência e ironia, ‘Bastião e Bastiana’ nos faz rir de suas personagens e, através dessa risada, refletir sobre nós mesmos”, explica Mauricio Veloso, diretor cênico do espetáculo e responsável pela tradução e adaptação da obra.

No elenco, a atriz e cantora Raíssa Amaral assume o papel de Bastiana. Já o cantor e ator Ramon Mundin, o de Bastião, e o cantor solista Márcio Marangon, o do personagem Colas. A direção geral é assinada por Livia Sabag e Florent Reard, e a direção musical, por Fábio Bezuti.

Incentivo à cultura

O projeto Ópera na Escola acontece em escolas públicas abertas aos finais de semana para eventos culturais. Paralelamente ao espetáculo, o Projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra. A ação torna possível o primeiro contato de muitos jovens e seus familiares com o gênero musical.

Ao todo, 12 escolas receberão as apresentações, que têm entrada gratuita. A temporada tem estreia na cidade de São Paulo. Durante o mês de agosto e setembro circula por Araçariguama, São José dos Campos e Pindamonhangaba.

O projeto Ópera na Escola é realizado pela Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, por meio do Instituto Gerdau, e Viação Cometa, firmado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Comentários
Carregando...