Aricanduva recebe 17ª edição do mutirão da catarata

Ação oferece exames pré-operatórios e o agendamento de cirurgias

72.124

O Centro Comercial Aricanduva promove, no dia 16 de setembro, o Mutirão da Catarata, maior ação de saúde ocular da Zona Leste, que chega à 17ª edição neste ano. Aberto ao público, o evento acontecerá no estacionamento do Shopping Interlar Aricanduva, a partir das 8h.

As inscrições podem ser realizadas na Alameda São Miguel, loja arco 427 (no corredor da Riachuelo), de segunda a sábado, das 10h às 22h. Para os interessados, é necessário comparecer no local munido de documento de identidade e comprovante de residência. As informações pessoais do acompanhante também deverão ser informadas no ato da inscrição.

A ação possibilita o agendamento de cirurgias e exames pré-operatórios para pessoas acima de 50 anos, com baixa visão e, preferencialmente, com laudo médico positivo à catarata. A iniciativa conta com 600 voluntários, entre estudantes da área da saúde, médicos e enfermeiros. Além disso, oferece infraestrutra adequada, com cadeiras de rodas, banheiros químicos e lanches.

Premiação

Para garantir a eficiência no atendimento e o máximo de organização, o participante será notificado dias antes da cirurgia, com uma ligação de confirmação. Por conta da importância da ação para a região Leste de São Paulo, que possui mais de 7 milhões de moradores, o evento já foi premiado pela Fundação Getúlio Vargas e pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) como melhor ação social em shopping center do Brasil.

Atualmente, a catarata afeta cerca de 46 milhões de pessoas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a maior causa de cegueira reversível do mundo. A doença pode ser congênita ou adquirida e o único tratamento efetivo é a intervenção cirúrgica. O processo de perda de visão pode demorar anos ou meses, em um ou dois olhos. Diante deste cenário, o Centro Comercial Aricanduva reconhece a importância de atender às necessidades patológicas da população, em especial, de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Entusiasmado com o evento, que acontece há quase duas décadas, Marcos Sérgio de Oliveira Novaes ressalta a importância do projeto. “O Mutirão da Catarata favorece o bem-estar e favorece a saúde de pessoas, que sofrem de uma doença silenciosa. Além disso, ajuda a identificar outras patologias, como glaucomas, retinopatias e oclusões arteriais”, ressalta o Superintendente do Centro Comercial Aricanduva.

Serviço:

Mutirão da Catarata
Data: 16 de setembro
Horário: a partir das 8 horas
Local: Centro Comercial Aricanduva – Estacionamento do Shopping Interlar Aricanduva
Endereço: Avenida Aricanduva, 5555 – Vila Matilde

Comentários
Carregando...