Brasileiros estão cada vez mais interessados em fazer intercâmbio

Na lista dos locais mais procurados estão Canadá, Austrália e Estados Unidos

1.059

Uma pesquisa realizada pela Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio (Belta) em 2017 mostrou que programas de intercâmbio foram o segundo mais procurado por aqueles que buscam viajar e aprender outra língua. A demanda por pacotes em que a pessoa possa trabalhar e estudar ao mesmo tempo dobrou nesses últimos anos. O perfil dos viajantes também sofreu uma alteração, não são apenas os jovens que buscam a aventura. Pessoas na faixa etária de 35 a 45 anos também resolvem sair do país em busca de melhores condições e para aprender uma nova língua.

Uma das empresas mais antigas do país, a Experimento, tem mais de 60 agências espalhadas em território nacional voltadas em pacotes de intercâmbio. Carla Carvalho, 33, é dona de uma das franquias e resolveu tirar um ano sabático para se aprofundar mais em idiomas como inglês e espanhol, além de se aperfeiçoar profissionalmente. Os destinos escolhidos por ela foram: África do Sul, Austrália, Estados Unidos, Canadá e Espanha. Com o intuito de aprender novas línguas, conhecer novos lugares e realizar trabalho voluntário, Carla conta que em cada destino a proposta será nova “cada lugar é algo diferente, cada cidade será de um jeito, tem cidade que será só turismo, outra só curso de inglês, tem cidade que irei fazer espanhol, cursos profissionalizantes, curso de marketing, trabalho voluntário.”

A formação em turismo ajudou Carla a administrar melhor seu roteiro, fazendo logísticas de fusos, climas e tempo de voo. Por trabalhar em uma empresa de intercâmbio, ela sentiu a necessidade de maior especialização e confiança para passar aos seus clientes. “É como se fossem vários intercâmbios em uma mesma viagem. Eu acho que ao longo do tempo trabalhando com isso, apesar de eu já ter feito intercâmbio, eu ficava com a sensação e que eu precisava conhecer mais lugares”, afirma.

Além disso, Carla usa a tecnologia a seu favor: publica diariamente fotos, vídeos e enquetes em seu perfil do Instagram (@carla_viajante) contando curiosidades das cidades e compartilhando os momentos peculiares. As paisagens também fazem parte do repertório. O que acaba gerando um amplo marketing de conteúdo.

“Eu ajudei muitas pessoas a realizar o sonho delas e eu achei que em algum momento eu precisaria realizar os meus. E esse seria o momento perfeito”, declara Carla sobre sua experiência.

Reportagem: Marina Sayuri. Foto: Carla Carvalho.

Comentários
Carregando...