Aprender uma nova língua é um dos principais requisitos do mercado de trabalho

Em um cenário escasso, as pessoas precisam buscar por diferenciais para se destacar

3.482

Cada vez mais cedo os jovens ingressam no mercado de trabalho em busca de novos aprendizados e conhecimento. Porém, em um cenário em que o mercado está enxuto as pessoas começam a buscar alternativas para se destacarem. Um dos principais requisitos obrigatórios para a contratação é conhecer um segundo idioma, como por exemplo, o inglês.

A procura por um curso de língua que entregue eficácia e certificado em um período curto de 6 meses ou 1 ano aumentou. Débora Gardelli é coordenadora pedagógica de umas das unidades da escola de línguas Wizard, e conta que agora no período de férias a procura por cursos aumenta. “Agora nós meses de férias aumenta um pouco o interesse de pessoas que querem aproveitar o período de férias para dar uma acelerada no processo”.

Contudo, não é só pensando em estágio ou no mercado de trabalho que o jovem procura aprender um novo idioma. Muitos optam por fazer o ensino superior em outros países, e quem chega sem saber falar a língua enfrenta momentos difíceis. Foi o caso da estudante de medicina Gabrielle Félix que se mudou para Argentina há 2 anos sabendo falar o mínimo de espanhol. “Quando você mora em um lugar onde fala outra língua é totalmente diferente, você é meio que forçado a aprender. Eu não entendi nada do que estavam falando e eles não entendiam nada do que eu queria”.  Gabrielle se sentiu na obrigação de começar a fazer um curso intensivo para conseguir se comunicar, e conta que no começo foi um momento difícil.

Apesar de o inglês ser o idioma mais cobrado nos processos seletivos, as empresas estão buscando pessoas que vão ainda mais longe. “Atualmente, em primeiro lugar está o inglês. Francês e espanhol estão disputando a segunda posição entre os mais procurados”, afirma Débora.

Uma alternativa para quem busca aprender, mas não tem tempo, são as aulas EAD. Débora comenta que qualquer curso que seja à distância requer disciplina e organização do ano. “Especialmente no aprendizado de idiomas, o contato não somente com o professor, mas também a interação com outros alunos é essencial”.

 

Reportagem: Marina Sayuri. Foto: Julio Gomes.

Comentários
Carregando...