Grupo São Cristóvão Saúde recebe certificação internacional

A cerimônia de entrega do certificado, realizada no dia 04 de julho, contou com a presença do Cônsul do Canadá, Stéphane Larue

390

O Grupo São Cristóvão Saúde recebeu o selo Qmentum International Diamond, uma das mais importantes metodologias internacionais de acreditação hospitalar.

Com o objetivo de orientar e monitorar os padrões de performance em qualidade e segurança, essa certificação visa assegurar aos profissionais e usuários o padrão dos processos da instituição, oferecendo mais segurança a todos. O Presidente/CEO do São Cristóvão, Engº Valdir Pereira Ventura, conta que o Hospital e Maternidade e seus Centros Ambulatoriais passaram por um longo processo de adequação. “Nos últimos 4 anos, estivemos empenhados em um projeto de educação e implementação das práticas de segurança”, explica.

Essas práticas, que são chamadas de ROPs – Required Organizational Pratices, são relacionadas à segurança na utilização de medicamentos; identificação do paciente; segurança na assistência cirúrgica e o papel da família na segurança do paciente. Os critérios exigidos pela certificação são refletidos no dia-a-dia dos profissionais que atuam no hospital e podem ser observadas pelos usuários do serviço que recebem um cuidado mais seguro e de qualidade.

Além disso, a Qmentum destaca o trabalho da liderança alinhado ao grupo de diretores e colaboradores das áreas assistenciais, de apoio e administrativo, no intuito de proporcionar uma transformação significativa no cuidado ao paciente e a implantação de novos modelos assistenciais, além de fortalecer o processo de comunicação nas terapêuticas propostas, garantindo a interação entre os profissionais da equipe multiprofissional.

Para o CEO, a mudança da cultura organizacional da Instituição foi um desafio importante nesse processo. “Não há como buscar a excelência sem a participação de todos. “O envolvimento do paciente no centro do cuidado foi um aprendizado para a instituição e um processo de transformação também percebido pelo nosso cliente”, afirma.

Para obtenção do selo, representantes brasileiros e canadenses realizaram entrevistas, auditorias e conversas com gestores, colaboradores, pacientes, familiares, operadoras de saúde e fornecedores. “Tenho muita honra e orgulho da equipe São Cristóvão, pois essa conquista é resultado do engajamento de todos”, celebra Ventura.

A cerimônia de entrega do certificado, realizada no dia 04 de julho na Instituição, contou com a presença do Cônsul do Canadá, Stéphane Larue e de Rubens Covello, CEO da IQG – Health Services Accreditation, entidade responsável por aplicar a metodologia canadense, além de representantes do Grupo São Cristóvão Saúde, corpo clínico e colaboradores.

 

Notícia: Da Redação.  Foto: Divulgação.

Comentários
Carregando...