Casa das Rosas promove encontros literários online

Conversas com escritores e curso formativo sobre a obra de Haroldo de Campos integram programação virtual da instituição

38

A Casa das Rosas aposta no universo online para atender o público interessado em literatura. O encontro.com, projeto de conversas virtuais com diversos temas ligados à escrita, à edição e circulação de livros, ao universo literário, à carreira de escritor e à literatura e sua relação com o momento atual.

Os conteúdos são realizados pelo Centro de Apoio ao Escritor (CAE) da Casa das Rosas, que visa contribuir para a formação de autores e leitores e orientá-los nos possíveis caminhos da carreira literária.

O encontro.com Manuel da Costa Pinto abre o projeto no dia 14 de abril. Manuel estará à frente da proposta “Distopia e epidemia na literatura”. O jornalista e crítico literário é mestre em teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo (USP) e foi um dos criadores da “Cult”, revista que editou por seis anos.

Em 21 de abril, “Encruzilhadas da literatura negra” é o tema do encontro.com que terá a participação de Cidinha da Silva. Historiadora e escritora, Cidinha presidiu o GELEDÉS – Instituto da Mulher Negra, e atua como escritora e editora na Kuanza Produções. Possui 17 livros publicados, nos gêneros crônica, conto, ensaio, dramaturgia e infantil/juvenil. Suas obras já foram traduzidas para o alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano.

 

Mediação

Cada encontro tem limite de 50 participantes e serão mediados pelo coordenador do CAE e o público poderá interagir com perguntas. A programação será quinzenal, às terças-feiras, das 19h às 20h. 

As inscrições do público serão feitas pela internet e os participantes receberão o link do encontro virtual, que será na plataforma Google Hangout Meet.

Também em abril, os encontros do “Páginas Abertas: poéticas sincrônicas” farão parte da programação. Nesta série, agora em formato online, serão abordados livros de autores que foram referências importantes para Haroldo de Campos, destacando a presença em seu acervo e ressaltando a atualidade de seu percurso crítico.

No curso Haroldo de Campos e o pensamento científico, Raquel Campos, doutora em Literatura na Universidade de Brasília, apresentará as afinidades da obra de Haroldo com as ciências, em especial com a física, evidenciadas no livro A Máquina do Mundo Repensada e em outros poemas anteriores. A relação entre arte e ciência é um tema fundamental para se compreender o dinamismo de informações da atualidade.

 

Quando acontece?

O curso será às quintas-feiras, 23 e 30 de abril e 7 e 14 de maio, das 19h às 21h. Para participar, basta realizar a inscrição online, até o preenchimento das vagas. As aulas serão ministradas em plataforma online e o acesso será enviado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição. Aos participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência, será emitido o certificado digital.

 

Por: Portal do Governo.  Foto: Delma Paz.

Para conferir outros conteúdos como este, acesse a home de nosso site.

Comentários
Carregando...