Zona Sul recebe inauguração de hospital veterinário público

Unidade deve realizar mais de 60 mil atendimentos por ano

368

A prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou na última terça-feira (11), na Zona Sul da capital, o terceiro Hospital Veterinário Público de São Paulo. A unidade estará aberta a população a partir da próxima segunda-feira (17), a partir das 7h.

Segundo prefeito Bruno Covas, mais de 70 profissionais devem atuar no local, com um custeio mensal arcado pela Prefeitura de R$ 550 mil – cerca de R$ 6,6 milhões por ano. “A cidade de São Paulo já conta com dois hospitais veterinários, um na Zona Norte e um na Zona Leste, que juntos atendem algo em torno de 350 animais por dia. Esse (na Zona Sul) deve atender ao menos 200 animais por dia”, disse o prefeito.

Criado para atender a uma demanda antiga da população da Zona Sul, a terceira unidade seguirá os padrões das outras duas voltadas ao atendimento veterinário público municipal, instaladas nas zonas Leste e Norte da cidade.

O terceiro Hospital Veterinário Público de São Paulo também será administrado pela Anclivepa. Esta foi a  organização da sociedade civil vencedora do processo licitatório para prover estrutura física, equipamentos, insumos e recursos humanos nestas três unidades, mediante repasses de recursos da municipalidade.

Todos os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação aos animais. No total, são nove especialidades: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

 

Cidade Amiga dos Animais

A prefeitura oferece atendimento clínico e cirúrgico aos animais por meio de hospitais veterinários públicos, serviço pioneiro no Brasil. São Paulo já recebeu o terceiro lugar no prêmio “Cidade Amiga dos Animais”, em 2019, com as melhores políticas públicas para cães e gatos. A premiação é uma iniciativa conjunta da World Animal Protection e OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde/OMS.

O atendimento gratuito nos hospitais veterinários municipais é ofertado exclusivamente aos tutores de animais moradores da cidade de São Paulo e, prioritariamente aos assistidos por programas sociais como Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã ou outro programa equivalente.

Devido à grande demanda, os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga. Os casos de urgência e emergência, estabelecidos a critério médico, são priorizados. Para ser atendido, o responsável pelo animal deve comparecer com comprovante de residência no município em seu nome, além de RG e CPF.

 

Os três hospitais:

– Hospital Veterinário – Unidade Zona Sul (Santo Amaro): Rua Agostino Togneri, 153 – Jurubatuba – São Paulo – SP, próximo a Estação Jurubatuba da CPTM;

– Hospital Veterinário – Unidade Zona Leste (Tatuapé): Av. Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, próximo ao metrô Tatuapé;

– Hospital Veterinário – Unidade Zona Norte (Tucuruvi): Av. General Ataliba Leonel, nº 3.194, próximo a Estação Parada Inglesa do Metrô.

 

Clique aqui para saber sobre todos os serviços da prefeitura voltados aos animais domésticos, além de uma galeria de fotos dos cães, gatos e animais de fazenda disponíveis.

 

Notícia: Da Redação.  Foto: Divulgação.

Para conferir outros conteúdos como este, acesse a home de nosso site.

Comentários
Carregando...