Alunos da Etec Irmã Agostina conquistam prêmio com projeto de biodiesel

Escola da capital participou de competição com dois projetos

25

Etec — A ideia de produzir biodiesel com óleo de cozinha reaproveitado venceu o Prêmio CRQ-IV, na categoria Química de Nível Médio. O projeto foi desenvolvido durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de alunos do curso técnico de Química da Escola Técnica Estadual (Etec) Irmã Agostina, na capital, em 2019.

O resultado da competição foi anunciado em 25 de agosto pelo Conselho Regional de Química da Quarta Região. A entidade promove a disputa desde 1998, com o objetivo de estimular a pesquisa científica entre estudantes de cursos técnicos e superiores de Química.

O projeto “Síntese de biodiesel a partir de óleo residual de cozinha, utilizando argila como catalisador heterogêneo por meio de reação de transesterificação” concorreu com outros cinco trabalhos da mesma categoria.

Para o orientador do trabalho, Fábio Rizzo, o projeto se destacou porque explorou duas vertentes da chamada Química Verde. “A pesquisa foi bem avaliada porque propõe a reutilização do óleo de cozinha por meio de reações com um catalisador à base de argila, que também é reutilizável”, explica.

Dos seis trabalhos finalistas da edição, cinco foram desenvolvidos por Escolas Técnicas Estaduais. Além da Etec Irmã Agostina, que emplacou dois finalistas, as Etecs de Piracicaba, Ribeirão Pires e Santo André também estavam na última etapa do prêmio. Na categoria Química de Nível Superior, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Piracicaba foi finalista.

 

Referência

A equipe vencedora do CRQ-IV é formada pelos alunos: Amanda Reimberg, Fernando dos Santos, Iracema da Silva, Jade Gusmão, Manoela Souza e Maria Aparecida Ramos. A maior parte desse grupo já está cursando o ensino superior nas áreas de Química, Engenharia Química e Engenharia Ambiental.

Fábio Rizzo ressalta a satisfação de fazer parte do time de docentes da Irmã Agostina. “É uma escola jovem que completou dez anos, mas que já é referência em pesquisa e iniciação científica”, afirma.

A Etec Irmã Agostina representou o Brasil na final do Prêmio Jovem Água de Estocolmo, conquistou dois prêmios na Feira Brasileira dos Jovens Cientistas e foi classificada em terceiro lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

 

Por: Portal do Governo.  Foto: Centro Paula Souza.

Confira outros conteúdos como este, acessando a home de nosso site.

Comentários
Carregando...