Rio Pinheiros recebe transformadores para nova subestação de energia

Obras devem ser concluídas ainda no primeiro semestre

21

A EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia recebeu nesta terça-feira (30) três transformadores – e até quarta-feira (31) outros dois transformadores serão recebidos – que serão utilizados na nova subestação de energia da Usina São Paulo, antiga Usina de Traição.

Os equipamentos, que vieram da fabricante Toshiba, em Minas Gerais, têm a função de fazer o rebaixamento da tensão de 88 000 volts para 3.800 volts (V). Cada transformador vai alimentar uma unidade de bombeamento da usina, sendo um deles “reserva quente”, que pode ser utilizado rapidamente para alimentação de qualquer unidade.

Os transformadores são isolados a óleo vegetal, material ambientalmente mais sustentável. Trifásicos e com potência de 6,5 MVA, são adaptáveis para uma tensão de 138.000 V, no caso de uma mudança futura, prevista para o sistema elétrico. Possuem, ainda, detector de umidade e temperatura digitalizada, além de sistema para monitoramento de buchas capacitivas de alta tensão, o que é uma medi da preventiva quanto a descargas elétricas nesses equipamentos.

A nova subestação de energia da Usina São Paulo deve entrar em funcionamento ainda neste semestre oferecendo mais confiabilidade no fornecimento de energia para a usina. As obras, que estão sendo realizadas pela EMAE, foram iniciadas em maio do ano passado com investimento de R﹩ 40 milhões de reais.

Mais moderna em relação à Estação Transformadora de Usina (ETU) já existente no local, a nova subestação está sendo construída no conceito de GIS – subestação isolada a gás SF6 (hexafluoreto de enxofre), que diminui a área total ocupada em torno de 75%.

Como ocupará uma área menor do que a atual, o espaço periférico da usina será utilizado para os projetos do programa “Novo Rio Pinheiros”, que prevê a despoluição do rio e a revitalização do seu entorno até 2022.

Reportagem: Da Redação.  Foto: Divulgação.

Se você quer conferir outros conteúdos como este aproveite e acesse a home de nosso site.

Comentários
Carregando...