Dia Mundial da Saúde: dicas de como ter uma alimentação mais saudável

Marca de produtos atende necessidades dos clientes e produz geleias com 40% menos açúcar

39

Há mais de um ano vivemos dentro de nossas casas e fizemos dela nosso escritório, nosso lazer e até nossa academia particular. Nesse momento é importante cuidarmos, além da nossa saúde mental, da saúde física com exercícios diários e uma alimentação equilibrada que irá resultar em uma melhora na qualidade de vida. Uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) mostrou que no início da pandemia o número de pessoas com sintomas de ansiedade e estresse aumentaram 80%. Ter uma alimentação saudável ajuda a diminuir os níveis de estresse e ansiedade, aumentando a sensação de bem-estar.

A marca de produtos naturais e artesanais Vivian Parre ® Emporium está no mercado há 10 anos e começou a  produzir geleias com redução de 40% de açúcar após seus clientes começarem a questionar se havia opções diet. “Geleia natural sem açúcar não é possível, pois o açúcar é o principal conservante, mas fiquei pensando que então, para atender um nicho específico e também de forma que pudesse entregar um produto mais saudável, eu poderia tentar reduzir a quantidade de açúcar”, relembra Jorge Gonçalves, dono da Vivian Parre ® Emporium. Dessa forma a marca começou a produzir uma geleia mais saudável, sem precisar utilizar conservantes e insumos industrializados.

A nutricionista funcional Natália Duarte dá 4 dicas de como ter uma alimentação mais saudável na sua rotina:

1 – Inclua vegetais verde escuros na sua alimentação. Eles são ricos em nutrientes importantes para o bom funcionamento do intestino e até mesmo redução de doenças;

2 – Por dia, você deve consumir 5 porções de hortaliças e ao menos 2 porções de frutas. De preferência os orgânicos, eles são isentos de agrotóxicos. Para te ajudar a consumir esses alimentos na quantidade correta, uma opção é consumi-los em forma de suco e não coar para garantir as fibras. Utilize as próprias frutas para adoçar;

3 – A geleia pode ser uma grande aliada para reduzir a vontade de doces e dar mais sabor em algumas combinações, além disso é uma ótima substituição de alimentos gordurosos, como manteigas e margarinas.

4 – Para manter uma alimentação equilibrada como um estilo de vida e não apenas por alguns dias, o grande segredo é a organização. Separe um dia na semana para preparar os alimentos em maior quantidade e congele em potes de vidro em porções representando cada refeição.

O nicho de alimentos naturais e artesanais continua crescendo no Brasil por conta da alta demanda da população, “entendo que as pessoas estão consumindo mais produtos naturais e artesanais devido a busca de uma vida mais saudável, e dessa forma os alimentos que passam por grandes processos de industrialização ficaram um pouco de lado”, afirma Jorge. Ele ainda lembra do papel importante que as micro e pequenas empresas estão desempenhando nesse segmento, “a conscientização das pessoas sobre a importância de uma alimentação saudável dá-se também ao grande incentivo por parte de pequenos produtores que fazem um sério trabalho para produzir e cultivar alimentos mais saudáveis sem o uso de agrotóxico”.

Reportagem: Da Redação.  Foto: Ricardo Matsukawa.

Se você quer conferir outros conteúdos como este aproveite e acesse a home de nosso site.

Comentários
Carregando...