Santa Cecília e Tatuapé recebem exposição sobre relacionamentos abusivos

'À Meia Luz Na Pele' apresenta imagens artísticas com alertas à violência contra a mulher

15

De 7 de maio a 4 de julho a exposição ‘À Meia Luz Na Pele’, que aborda a violência contra a mulher com ênfase em relacionamentos abusivos, estará em cartaz na Estação Santa Cecília do Metrô. Entre os dias 7 de maio a 6 de junho a mostra também poderá ser visitada no Shopping Metrô Tatuapé, no piso térreo. O projeto é fruto de uma pesquisa iniciada em 2018 pela atriz e produtora Chica Portugal. O conteúdo fotográfico foi desenvolvido em parceria com o fotógrafo Milton Galvani, e revela por meio de projeções frases informativas e de conscientização estampadas na pele de mulheres acerca dos tipos de violência que se tornaram comuns na sociedade – física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial – e que geram traumas às vítimas.

Os ensaios fotográficos aconteceram entre 2019 e 2021, com atrizes que configuram as mensagens transmitidas nas imagens de modo artístico. O fundo escuro, os olhares, as luzes e os gestos apresentados em cada foto foram pensados para sensibilizar o público não apenas sobre os tipos de relacionamentos abusivos, mas também sobre o agravamento dos casos de feminicídio, das diferenças de gênero e do crescimento da violência doméstica, temas tão recorrentes no Brasil e que foram evidenciados após o isolamento social em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.

A exposição ‘À Meia Luz na Pele’ em cartaz em dois pontos tão movimentados da capital paulista, surge com o objetivo de enfatizar a importância da pauta para as milhares de pessoas que passam diariamente pelos locais. Além das fotografias, o público terá acesso a QRCodes com vídeos e áudios com depoimentos reais de mulheres que viveram experiências de abuso e crônicas sobre a temática. “Por meio da arte, acredito ser possível construir propostas e projetos que tragam sensibilização, reflexão e principalmente denúncia, com o objetivo de quebrar este ciclo de abuso e violência que ainda são tão estruturais e muitas vezes normalizado”, explica Chica Portugal.

Serviço Santa Cecília
Exposição ‘À Meia Luz na Pele’ na estação Santa Cecilia do Metrô
Datas: De 7 de Maio a 4 de Julho
Local: Estação Santa Cecília do Metrô
Endereço: R. Conselheiro Nébias, 1039 – Campos Elíseos, São Paulo – SP

Serviço Tatuapé
Exposição ‘À Meia Luz na Pele’ no Shopping Metrô Tatuapé
Datas: De 7 de Maio a 6 de Junho
Local: Shopping Metrô Tatuapé – Piso Térreo
Endereço: Rua Domingos Agostim, 91 – Tatuapé, São Paulo – SP

Reportagem: Da Redação.  Foto: Milton Galvani.

Se você quer conferir outros conteúdos como este aproveite e acesse a home de nosso site.

Comentários
Carregando...