Fábricas de Cultura da Zona Leste e de São Bernardo realizam atividades presenciais e virtuais

Encontro com autores, jogos, rodas de conversa e exposições estão entre as programações de junho das unidades

46

As Fábricas de Cultura da Zona Leste e de São Bernardo do Campo, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, estão com programação diversificada no mês de junho. As atividades vão desde encontro com autores surdos que revelam o processo de criação no universo sem som da língua de sinais à roda de conversa sobre curiosidades dos Cão-Guias e atividades interativas que celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Confira a programação das unidades:

Fábrica de Cultura Vila Curuçá
Atividade Jogo: Animais em Extinção
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) o público poderá conferir algumas espécies ameaçadas de extinção em decorrência da destruição do meio ambiente e o que pode ser feito para tentar preservá-las colocando em discussão a importância da preservação dos recursos naturais do planeta.
Data(s): 05 de Junho – às 11h
Divulgação/transmissão:
Local: Biblioteca (Presencial)

Encontro com Autores André Rosa e Bruno Vital
Com os Autores André Rosa (ouvinte) e Bruno Vidal (surdo). Os convidados mostrarão o processo criativo do poema bilíngue “Metamorfose” e suas experiências no universo sem som da língua de sinais.
Poema disponível em: https://youtu.be/BPTeAAEiJr8
Data(s): 05 de Junho – às 14h
Divulgação/transmissão: Youtube – Tv Fábricas (Transmissão ao vivo – Acessível em libras).

Roda de Conversa: Cão-guia Curiosidades
Bate-papo sobre acessibilidade e o direito da pessoa com deficiência visual de ter um cão-guia. O debate será a partir da história do cão-guia que salvou seu dono no atentado às “Torres Gêmeas” em 11 de setembro de 2001. Além disso, mostrando a importância do assunto, serão apresentadas informações e curiosidades que podem ser encontradas no site da Fundação Dorina Nowill para cegos.
Data(s): 19 de Junho – às 14h
Divulgação/transmissão: Youtube – Tv Fábricas (Publicação de vídeo)

A Quadrilha e as Festas Juninas
O educador pernambucano Leandro Bezerra da Silva também irá contar um pouco sobre sua pesquisa com as quadrilhas e as danças populares do nordeste, em uma live no Canal TV Fábricas.
Data(s): 24 de Junho – às 14h
Divulgação/transmissão: Youtube – Tv Fábricas (Transmissão ao vivo)

Leitura Mediada: A menina que não amava a natureza
Para trazer uma reflexão ao público sobre a preservação da natureza, será feita leitura mediada da obra “A menina que não amava a natureza”, de Simone Magno, que conta a história de uma garotinha que não respeitava a natureza.
Data(s): 26 de Junho -11h
Divulgação/transmissão:
Local: Biblioteca (Presencial)

Fábrica de Cultura Sapopemba
Dia Mundial do Meio Ambiente Roda de Conversa – Nosso Meio Ambiente
Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) será realizada roda de conversa para falar sobre a origem dessa data e a importância do dia para refletir sobre a necessidade de preservação.
Data(s): 05 de Junho – 11h
Divulgação/transmissão:
Local: Biblioteca (Presencial)

Dia Nacional da Reciclagem Atividade Literária – O Homem Que Amava Caixas
A instituição convida o público para uma reflexão sobre reciclagem como uma alternativa para o mundo com leitura do livro “O Homem Que Amava Caixas”, de Stephen Michael King. A obra explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras.
Data(s): 05 de Junho – 15h
Divulgação/transmissão: Youtube – Tv Fábricas (Publicação de vídeo)

Dia do Cinema Brasileiro – Exposição Mediada – Grandes Bilheterias do Cinema Nacional
Nessa exposição mediada serão mostradas em forma de ranking as “Grandes Bilheterias”, do Cinema Nacional, apresentando filmes como Minha Mãe é Uma Peça 3, Nada a Perder e Tropa de Elite 2.
Data(s): 19 de Junho – 15h
Divulgação/transmissão: Youtube – Tv Fábricas (Publicação de vídeo)

Roda de Conversa – Dia Internacional do Orgulho LGBT
Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBT (28 de junho), haverá uma roda de conversa a respeito da data, que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia e a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.
Data(s): 29 de Junho – 15h
Divulgação/transmissão: Instagram – @fabricadeculturasapopemba (Transmissão ao vivo)

Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Dia do solista
Para comemorar o Dia do Solista, o educador de Sopro Metais Henrique Azevedo comentará brevemente sobre os prazeres e desafios que é fazer um solo e, em seguida, fará uma apresentação da versão para Trombone e Piano de “Colors of the Wind”, da trilha original de Pocahontas – Disney.
Data(s): 14 de junho – 15h
Divulgação/transmissão: Youtube – Tv Fábricas (Publicação de vídeo)

Leitura Mediada: A menina que abraça o vento
Com foco no Dia Mundial do Refugiado (20 de junho), será realizada leitura mediada da obra “A menina que abraça o vento”, de Fernanda Paraguassu, que conta a história de Mersene, uma menininha que vem para o Brasil buscando refugio após fugir dos conflitos vividos na República Democrática do Congo.
Data(s): 19 de junho – 15h
Divulgação/transmissão: Instagram – @fabricadeculturaitaim (Será realizada pelo Instagram somente se não houver público presencial)
Local: Biblioteca (Presencial)

Comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro
Para refletir sobre a importância do Dia do Cinema, será disponibilizada conversa com o professor Philippe Leão (RJ), que é crítico de cinema e ministra cursos de formação crítica e linguagem cinematográfica, além de manter um portal (e redes sociais) chamado “Cineplot”, um espaço pedagógico de introdução e aprofundamento da linguagem do cinema. A conversa será disponibilizada em formato Podcast.
Data(s): 19 de junho – 15h
Divulgação/transmissão: Youtube – Tv Fábricas (Publicação de vídeo) / Spotify

Fábrica de Cultura Parque Belém
Live “Dia Mundial do Malabarismo” com Rafael Kodaira
No dia 19 de junho, data que celebra o Malabarismo criada pela IJA (Associação Internacional dos Malabaristas), o educador cultural e malabarista Rafael Kodaira falará sobre a arte.
Data(s): 19 de Junho – 10h
Divulgação/transmissão: YouTube- Tv Fábricas (Transmissão ao vivo)

Curta com Bate-Papo: Rir é um ato de resistência (Dia do Cinema Brasileiro)
No bate-papo que celebra o Dia do Cinema Brasileiro serão lembrados alguns dos personagens como a Dona Hermínia, a mãe mais amada do Brasil, através do vídeo “Os personagens de Paulo Gustavo: DONA HERMÍNIA!”. Para cada saudade, um Paulo Gustavo do canal Humor Multishow, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ny1BzSUQMGw.
Data(s): 19 de Junho – 11h
Divulgação/transmissão:
Local: Biblioteca (Presencial)

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
Contação de História: A Infância de Tarsila do Amaral
Nessa contação de história o público vai descobrir como foi a infância da artista Tarsila do Amaral que aos poucos foi descobrindo o desenho e a pintura. Durante a atividade será feita leitura do livro “A infância de Tarsila do Amaral”, da autora Carla Caruso.
Data(s): 08 de Junho – 15h
Divulgação/transmissão: YouTube – Tv Fábricas de Cultura (Publicação de vídeo)

Curta Com Bate-Papo: Dia Internacional do Orgulho Gay
Com o objetivo de debater sobre o respeito às diferenças, será exibido o curta-metragem “In a Heartbeat”, de Beth David e Esteban Bravo, em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho Gay. A animação conta a história de um menino apaixonado por outro garoto, do mesmo gênero, que percebe que é impossível controlar o amor que sente.
Referência: https://www.youtube.com/watch?v=GgfvmHeOiqQ&t=1s
Data(s): 29 de Junho – 11h
Divulgação/transmissão:
Local: Biblioteca (Presencial)

Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo
Encontro de Leitores: Planeta Poesia.
Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a equipe da Bibliotech da Fábrica de Cultura 4.0 – São Bernardo do Campo realizará leituras de poesias do livro: Planeta Poesia – Versando Sobre o Planeta. Uma antologia poética organizada por Joilson Pinheiro resultante do “Sarau Planeta Poesia”, que aborda as temáticas que envolvem a proteção do meio ambiente e a preservação da natureza.
Data(s): 01 de junho, ás 14h.
Divulgação/transmissão: YouTube Tv Fábricas (Publicação de vídeo)

Encontro com Autora: Maria Angélica Amarante dos Anjos.
A unidade fará um encontro especial com a escritora Maria Angélica Amarante dos Anjos, psicóloga e mãe, sobre suas experiências, trabalho e pesquisa. Em 2015, ela iniciou um trabalho voltado à adoção, com a criação da página do Facebook intitulada: Anjos da Guarda Serviços de Apoio à Adoção. Contemplada pelo edital ProAC na categoria Prosa, lançou em 2019 o livro “Fui Adotada aos 56 anos” – uma história real de adoção tardia. Em 2020, por meio da Lei Aldir Blanc, fez seu mais recente lançamento, “Histórias na Varanda – Conversas sobre Adoção e Vida”.
Data(s): 08 de junho, às 14h30.
Divulgação/transmissão: YouTube Tv Fábricas (Transmissão ao vivo)

Reportagem: Da Redação.  Foto: Divulgação.
Se você quer conferir outros conteúdos como este aproveite e acesse a home de nosso site.

Comentários
Carregando...